Conselho realiza sessão itinerante 2023

O Conselho Estadual de Educação de Rondônia realizou Sessões Ordinárias de Câmaras de Educação Básica e de Educação Profissional e Superior e Plenária de forma Itinerante, no auditório do Maximus Sottile Hotel, em Ji-Paraná, no dia 14 de setembro de 2023, com o objetivo de mobilizar e consultar os representantes do sistema de ensino sobre as temáticas do Ensino Médio e da Educação Profissional, para que as normas a serem elaboradas sejam eficientes e eficazes na sua propositura.

O evento foi idealizado por este Conselho, representado pelo Presidente Conselheiro Horácio Batista Guedes e o Vice-Presidente Conselheiro Agenor Fernandes de Souza, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e colaboração da Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná. A solenidade de abertura do evento contou com a presença da Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia da Silva Silvino Pacini, da Representante da Undime e Secretária Municipal de Ouro Preto do Oeste Andrezza Justina Dias, do Presidente do Conselho Municipal de Ji-Paraná, Conselheiro Natal Messias da Silva e da Coordenadora da CRE/Ji-Paraná Rosângela Aparecida Marun Cândido.

O evento contou com a presença dos Conselheiros do Conselho Estadual de Educação: Adilson Siqueira de Andrade, Andrezza Justina Dias, Antônia Rodrigues Borges da Silva, Alexandre Porto, Antônio Evangelista Sansão Puruborá, Camila Fernanda Carvalho Caetano, Francelena Santos Arruda, Francisca Diniz de Melo Martins, Gláucia Mendes da Silva, Irany de Oliveira Lima Morais, Luizmar Oliveira das Neves, Mário Jorge Souza de Oliveira, Nina Cátia Alexandre Cavalcante, Regina Célia Nareci Baijo, Severino Bertino Neto e Valter Rincolato, da Secretária Executiva, Emilia Yoshimi Iguchi, de quinze Assessores Técnicos deste Conselho, de nove Conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Ji-Paraná, e cinquenta e dois gestores escolares de vários municípios do Estado.

A programação do evento foi enriquecida com os temas: O cenário atual do Ensino Médio”, apresentado via Webconferência pelo Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação - FONCEDE e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro,  Conselheiro Ricardo Tonassi Souto; “Frentes de Trabalho do FONCEDE com destaque para a Frente de Trabalho do Ensino Médio”, apresentado também via Webconferência pelo Coordenador das Frentes de Trabalho do FONCEDE e Presidente do Conselho Estadual de Minas Gerais, Conselheiro Felipe Michel Santos Araújo Braga.

De forma híbrida, sobre o tema “Educação Profissional no Estado de Rondônia”, foi proferida pela Presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional - IDEP, Adir Josefa de Oliveira, e sobre a “Resolução da Educação de Jovens e Adultos - EJA”, pela Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Rondônia, Francelena Santos Arruda.
No encerramento da Sessão Plenária, o Presidente, Conselheiro Horácio Batista Guedes, expressou agradecimentos a todos que, presencial ou remotamente, participaram do evento.

Fonte: Assessoria CEERO
Fotos: