Escola Tiradentes é exemplo de educação e cidadania

O colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), na Capital, tem 22 anos de tradição. O Colégio oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, é considerado um dos melhores exemplos de disciplina, espaço, educação, cidadania e contribuição para o bem estar das crianças e jovens.

Criado através do Decreto n.º 4.878, de 27 de novembro de 1990 com o propósito de atender ao ensino preparatório e assistencial, o Colégio Tiradentes deu início às atividades em 31 de janeiro do ano seguinte. Hoje, o Colégio conta com 1.586 alunos e atende, prioritariamente, os dependentes de policiais e bombeiros militares do Estado de Rondônia, sendo destinadas algumas vagas aos dependentes de civis. As aulas são realizadas nos turno da manhã e tarde. 



O diretor geral do CTPM, tenente coronel da PM, Fábio de Carvalho Souza, disse que, a exemplo de outros Colégios Militares estaduais, foi adotado o nome “Tiradentes”, uma vez que Joaquim José da Silva Xavier é o patrono das Polícias Militares do Brasil.

ESPORTE



O diretor ressaltou ainda que, além das aulas regulares de Educação Física, o CTPM mantém também escolinhas de Judô, Karatê e Taekwondo. “Existem outros projetos de escolinhas para serem iniciados como futsal, voleibol e handebol. Incentivar a prática esportiva é muito importante, pois também favorece na educação dos alunos”, explica.

EDUCAÇÃO 

A ação educacional desenvolvida no Colégio Tiradentes é feita segundo os valores e as tradições da PMRO, cuja proposta pedagógica é o desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, inspirado nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana. 



Estimular o aluno ao hábito saudável da atividade física, buscando o desenvolvimento corporal e o preparo físico, incentivando-o à prática constante do esporte.  



Entre as diretrizes está o estimulo aos valores dos alunos a desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro como cidadão, consciente de seus deveres, direitos e responsabilidades, em qualquer campo profissional que venha a atuar. Além de despertar a vocação para a carreira militar.

Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

Links Úteis








Sede da Seduc

Complexo Rio Madeira - Edifício Rio Guaporé
Rua Padre Chiquinho, S/N - Esquina com Avenida Farquhar
Bairro Pedrinhas 
CEP: 76801-086
Porto Velho - RO