Secretário abre Conferência de Educação, em Porto Velho

 


O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Emerson Castro, abriu hoje (21), em Porto Velho, a Conferência Estadual de Educação. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades educacionais municipais, estaduais e federais. Ao fazer uso da palavra, todas enfatizaram o empenho do governador Confúcio Moura em priorizar a educação e as ações que estão sendo encaminhadas.

Uma explanação geral foi feita pelo secretário, que foi aplaudido quando reconheceu a sensibilidade profissional dos servidores da Seduc, através de suas técnicas, que estão colocando em prática diversos projetos e conquistando vitórias importantes em prol do processo educacional de Rondônia. O secretário lembrou a falta de recursos para investimentos, porém garantiu que o governador Confúcio Moura está direcionando suas ações de governo para o setor educacional, fazendo com que a sociedade venha alcançar importantes avanços no desenvolvimento do Estado.

O resgate da autoestima dos trabalhadores em educação foi lembrado pelo titular da Seduc e frisou que o governador tem se empenhado para que os projetos possam ser executados e os servidores sintam-se valorizados pelo que realizam no setor da educação. "Não haverá sossego na Seduc enquanto um curral estiver sendo utilizado como sala de aula", afirmou Castro. O resgate da cidadania e o respeito aos trabalhadores da educação devem ser uma constante em sua administração.

Hoje, segundo o secretário, os alunos estão ano-luz à frente de um professor em termos de tecnologia, tendo em vista que enquanto um aluno fala português, o professor se expressa em hebraico (língua morta) e ninguém estava se entendendo. Agora, o Governo do Estado - de forma inédita - em parceria com o Governo Federal está distribuindo tablets aos professores e, desta forma, pretende inseri-los na Era Digital.

Diálogo é a palavra mágica que, de acordo com Castro, vai mudar a performance da educação e, neste sentido, manterá reuniões com diretores das escolas da rede pública estadual, buscando um entendimento que venha convergir em benefícios para a educação de Rondônia.
O secretário explicou a razão pela qual o governador Confúcio Moura não pode participar da abertura do evento, desejou a todos sucesso nos debates e que os resultados venham ser positivos para encaminhamento de um pacto nacional pela educação.

O primeiro palestrante foi Francisco das Chagas, representante do MEC, e que proferiu a palestra: Eixo 1 - O plano Nacional de Educação e o sistema Nacional de Educação: Organização e regulação. O evento prossegue na terça-feira.
 

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Estevão Quintela

Links Úteis





Sede da Seduc

Complexo Rio Madeira - Edifício Rio Guaporé
Rua Padre Chiquinho, S/N - Esquina com Avenida Farquhar
Bairro Pedrinhas 
CEP: 76801-086
Porto Velho - RO